Dragon Age: Origins é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido pela BioWare Edmonton e descrito por eles como sendo um "conto épico de violência, luxúria e traição". O jogo foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360 em Novembro de 2009, e para Mac OS X em Dezembro de 2009.
Dragon Age: Origins usa um engine de jogo chamado Eclipse, para qual um conjunto de ferramentas para criação de conteúdo personalizado está disponível para os jogadores da versão de PC. O jogo é single-player apenas. Ray Muzyka, co-CEO da BioWare, descreveu Dragon Age: Origins como sendo um "sucessor espiritual" da série Baldur's Gate; mas, ao contrário deste, não é baseado em Dungeons & Dragons.
O jogo incorpora um conceito de "origens" para cada raça e algumas de suas classes. Como exemplos, o Dwarf Noble (Anão Nobre) inicia o jogo como parte da elite social em uma das cidades dos anões, enquanto a história do Dwarf Commoner (Anão Plebeu) se inicia nas ruas da cidade. Estas histórias determinam as origens dos personagens antes dos eventos principais do jogo, formando uma espécie de introdução ao mundo pelo qual o jogador irá se aventurar. Personagens encontrados neste período podem reaparecer durante o desenvolvimento da história, alguns até como adversários.
As escolhas morais feitas pelo jogador podem ter um efeito significativo na história. Apesar do objetivo principal do jogo ser salvar o mundo, isso não impede o jogador de fazer escolhas consideradas "imorais" ou "más", e tais decisões podem mudar vários aspectos do mundo. Estas decisões também influenciam os outros personagens que fazem parte do grupo do jogador, que podem não concordar com suas ações, podendo causar a deserção dos mesmos.
Assim como na série Baldur's Gate, os jogadores podem emitir ordens aos seus seguidores em tempo real, mas podem pausar o jogo para criar uma sequência de ações como feitiços e ataques especiais que serão realizados pelas personagens após o jogo deixar de estar em pausa .
Há três classes principais para se escolher: Warrior (guerreiro), Mage (mago) e Rogue (ladino). Para além destas classes podem ser mais tarde seleccionadas especializações, que aumentam as capacidades do protagonista. Estas especializações devem ser "desbloqueadas" durante o jogo, o que geralmente acontece através de um tutor, ou de um livro
Além do personagem principal, criado pelo próprio jogador, há a possibilidade de se controlar um grande número de outros personagens, encontrados pelo mundo, após eles terem se juntado ao grupo do jogador. Apesar de ser possível recrutar várias personagens deste género, apenas 3 podem ser controladas pelo jogador a uma dada altura
O protagonista de Dragon Age: Origins é proveniente de uma das seis origens. A escolha da raça, sexo e classe da personagem é deixada inteiramente ao jogador. O primeiro nome do protagonista pode ser escolhido pelo jogador, mas o último nome é fixo, sendo dependente da origem escolhida.
No decorrer do jogo, múltiplos personagens podem-se juntar ao grupo do jogador. São eles Alistair, um Grey Warden altruísta com um sentido de humor sarcástico; Morrigan, uma sombria maga de personalidade fria e cínica, apresentando pouca tolerância para com a autoridade e um grande desrespeito pelos valores morais; Wynne, uma anciã do círculo de magos, apresentando uma personalidade benevolente mas determinada e um instinto maternal pelo grupo de aventureiros; Leliana, um membro da religião local, cuja personalidade gentil esconde um engenho especial para espionagem e combate; Oghren, um anão com um amor excessivo pelo álcool e por conflitos; Zevran, um assassino que se junta ao grupo após uma tentativa falhada de matar o protagonista e Sten, um qunari (raça de homens bárbaros) gigante. O jogador tem também a opção de adotar um cão, que pode servir como membro do grupo.
Um dos principais antagonistas do jogo é Teyrn Loghain, conselheiro do rei, um traidor que levou à derrota os Grey Wardens e à morte do rei numa batalha contra os Darkspawn. Assumiu o comando do reino de Ferelden, opondo grandes dificuldades às tentativas empreendidas pelo jogador de unir o reino contra os Darkspawn.
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